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Potássio diminui risco de derrame em mulheres

banana-100Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos, acompanharam 90 137 voluntárias na pós-menopausa por 11 anos e perceberam que o risco de um acidente vascular cerebral era 12% menor nas mulheres que levavam mais potássio à mesa (3 193,6 miligramas) em comparação com aquelas que ingeriam as menores doses do mineral (1 925,5 miligramas). Cabe observar que mesmo as participantes que comiam mais fontes do nutriente ficaram longe do valor considerado ideal, que é 4 700 miligramas. Para quem não sabe, o potássio é crucial para controlar a pressão nos vasos, um grande fator de risco para infartos e derrames. Agora, outro ponto importante: o nutriente não fez o risco de derrame cair entre as mulheres que já sofriam de hipertensão. Por isso, os pesquisadores sugerem que uma dieta abastecida de potássio pode ser mais benéfica antes que essa doença caracterizada por uma elevação crônica da pressão dê as caras.

Veja seis alimentos que são ricos em potássio:

1 unidade de manga Palmer (500 g) = 785 miligramas
1/3 da lata de extrato de tomate (100 g) = 680 miligramas
1 unidade de banana-nanica (150 g) = 564 miligramas
1 espiga de milho (300 g) = 555 miligramas
1 e ½ unidade de mandioquinha cozida (200 g) = 521 miligramas
1 xícara (chá) de repolho roxo refogado (100 g) = 321 miligramas

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